Pós-Graduação

A Política de Ensino da Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades Integradas Maria Thereza - FAMATH visa trazer para o alunado um ensino que possibilite a reflexão e a criação, acreditando que o conhecimento só se traduz em aprendizagem a partir do momento em que haja uma reflexão crítica desse saber e da sua aplicação criativa na prática.
O saber adquirido não deve ser engessado e nem cristalizado; deve, sim, ser aperfeiçoado na prática através de um estudo continuado e sistemático, pois a qualificação profissional, atualmente, não pode ser entendida apenas como o resultado da formação da graduação. A complexidade da sociedade fez emergir um perfil profissional que se caracteriza pela flexibilidade. Com isso, a necessidade da formação continuada está posta para o mundo do trabalho. Na atualidade, o mercado de trabalho demanda cada vez mais, profissionais comprometidos com uma formação voltada, não só para a técnica, mas também para a reflexão crítica e aprofundada nas questões éticas/sociais.
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são o início para a construção de uma formação nessas bases, pois visam à capacitação profissional específica sem, no entanto, perder o contexto no qual  essa especificidade se insere enquanto parte do arcabouço teórico de um determinado saber. A viabilização da Pós-Graduação pressupõe, pois a articulação de estudos e experiências em interface com a graduação, criando espaços para a integração das funções básicas de ensino, da prática investigativa e da extensão. Nesse sentido, os cursos de especialização e aperfeiçoamento impõem-se como resultantes naturais da velocidade do progresso das ciências e das tecnologias. 

Profª. Rita Frechette
Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação e Extensão

Um comentário: